Gestão da Produção Industrial




• Dados Gerais

Carga horária total do curso 2.800 horas, sendo:
• 2.880 aulas totalizando 2.400 horas/aula;
• 240 horas de Estágio Curricular;
• 160 horas do Trabalho de Graduação;
Duração da hora/aula 50 minutos
Turno Matutino
Vagas 40
Período Letivo Semestral, mínimo de 100 dias letivos (20 semanas)
Prazo de integralização Mínimo de 3 anos (6 semestres), máximo de 5 anos (10 semestres);
Regime de matrícula Conjunto de disciplinas
Forma de acesso Classificação em processo seletivo - Vestibular.

É realizado em uma única fase, com provas das disciplinas do núcleo comum do ensino médio ou equivalente, em forma de testes objetivos e uma redação

 

• Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial atua nas organizações industriais, buscando a melhoria da qualidade e produtividade industrial. Dentre as atividades desempenhadas por esse profissional, destacam-se a identificação e o estudo de oportunidades de negócios na área industrial, coordenação de equipes de produção, diagnóstico e otimização de fluxos de materiais e a utilização de conhecimentos da logística industrial. O domínio e aplicação das normas de segurança no trabalho e gestão ambiental são requisitos à atuação desse profissional. Seus conhecimentos tecnológicos e científicos permitem atuar nas áreas administrativa, financeira e de criação. Está capacitado para exercer a racionalização e o uso da tecnologia da simulação de atividades no aumento da produtividade, na identificação e na redução dos custos industriais, em projetos de ampliação e estruturação da capacidade produtiva, na distribuição e movimentação do produto final.

 

• Objetivos Gerais

Propiciar a graduação de profissionais de Gestão da Produção Industrial que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos industriais nas organizações, se anteciparem aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.

 

• Objetivos Específicos

A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes para:

Raciocínio lógico: Familiaridade com números, planilhas, pesquisas, estatísticas para realizar estudos, organizar dados, medir desempenho, fazer demonstrações de resultados.

Relacionamento: Habilidade nas relações interpessoais para circular com facilidade nas principais áreas da empresa em que trabalha e entre os parceiros do negócio. É necessário ainda capacidade de negociação para cobrar prazos, lidar com conflitos, manter a equipe motivada. O profissional de gestão da produção industrial tem de ter flexibilidade para lidar com todos os níveis dentro da organização - da diretoria ao nível operacional.

Visão estratégica: Saber como utilizar os recursos disponíveis para atingir os objetivos e metas definidas. Conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes e acompanhar a evolução do mercado.

Visão global: Enxergar o todo e ao mesmo tempo as partes do negócio. Compreender que uma falha em uma das partes - uma mercadoria produzida inadequadamente, por exemplo - pode comprometer o todo. O profissional de gestão da produção industrial precisa conhecer, portanto, meios de controle de qualidade, estoques, tipos de materiais, custos, novas tecnologias, logística e gestão de processos e pessoas.

Conhecimentos de inglês: O profissional de gestão da produção precisa ler muitos textos em inglês para se manter atualizado e muitas vezes terá de comunicar-se neste idioma com fornecedores e clientes, principalmente para exportação e importação.

Cultura organizacional: Compreender a cultura organizacional e tornar-se um agente de mudança, ou seja, promover a mudança de paradigmas, combaterem maus hábitos, antigos mitos e vícios enraizados na empresa.

 

• Área de Atuação

Pode dedicar-se à direção e ao gerenciamento de seu próprio negócio, à prestação de serviços de assessoria, à pesquisa tecnológica, dentro de seu campo profissional.

 

• Outras informações

 

• Documentos

Grade do curso
Projeto pedagógico


• Coordenador(a) do Curso

Gestão da Produção Industrial

André Ricardo Ponce dos Santos
coord.gpi@fateclins.edu.br

Possui graduação em Ciências Contábeis pelas Faculdades de Ciências Administrativas e Contábeis de Lins, é Pós Graduado em Contabilidade, Finanças e Auditoria pelo INBRAPE, é Mestre em Administração pela FGN - UNIMEP e Doutor em Engenharia de Produção pela FEAU - UNIMEP. Atualmente é coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial da FATEC-LINS atuando também como Professor Assistente concursado do curso de Logística da FATEC-LINS. Também leciona nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e ADS do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. É sócio da Organização Contábil RIAAVE Ltda onde exerce a função de contador e consultor de empresas. Possui experiência na área Tributária, Contábil, na elaboração de ferramentas de Controladoria e no Software Arena de Simulação. Atua principalmente nos seguintes temas: Controladoria-GECON, Planejamento Tributário, e TOC-Teoria das Restrições.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4118432023617624


 

 

SIGA-NOS
 
Todos os direitos reservados - Fatec Lins - Prof. Antonio Seabra - Faculdade de Tecnologia de Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Felipe Maciel / Rafael Hamamura
Centro Paula Souza Governo do Estado de São Paulo