Linhas de Pesquisa
 

Inscreva-se

Acesse o formulário de inscrição clicando aqui


Automação e Robótica com Lego MindStorms


Prof. Me. Anderson Pazin / Prof. Me. Mário Henrique de Souza Pardo

Trata-se de um projeto para um laboratório de atividades de complementação pedagógica para os cursos de informática que se utilizará de um Kit Lego MindStorms EV3 (e um conjunto de peças de expansão). O objetivo é que alunos já com maior experiência em programação criem, aprendam e auxiliem colegas de curso dos semestres iniciais (primeiro/segundo) a exercitar sua lógica de programação através de trabalhos de resolução de problemas de lógica e de programação por meio da infraestrutura oferecida pelo Lego MindStorms. Robôs, esteiras, braços mecânicos, carros e vários outros tipos de montagem poderão ser implementadas para propor os projetos desafiadores.

Os candidatos aptos a se candidatar devem estar matriculados do terceiro semestre em diante e devem possuir domínio em, pelo menos uma linguagem de programação.


• Arquivos Lego MindStorms

Atividade 1 e 2 - Lego MindStormsEV3 S1 2015
Atividade Lego MindStormsEV3 S1 2014
Formulário de Atividade
Guia do Usuário

Manual de Instruções da Linguagem de Blocos LEGO - Laboratório de Sistemas Embarcados e Críticos (LaSEC)

Instalador Lego MindStorms EV3 Home Edition


•Horário de Atendimento para dúvidas sobre o Lego MindStorms

Segunda-Feira
14h00 às 17h00 - sala 8
Lucas Mitsuo Mandai

Terça-Feira
14h00 às 17h00 - sala 8
Lucas Mitsuo Mandai
Quarta-Feira
14h00 às 17h00 - sala 8
Lucas Mitsuo Mandai
Sexta-Feira
14h00 às 17h00 - sala 8
Lucas Mitsuo Mandai

 


• Veículo Aéreo Não Tripulado com Ardupilot

Prof. Me. Mário Henrique de Souza Pard
o

Projeto destinado a efetuar o projeto e desenvolvimento de um protótipo físico de veículo aéreo não tripulado asa fixa (avião) para efetuar missões com manobras de vôo de caça evasivas. O projeto será baseado na placa controladora de vôo Ardupilot Mega 2.6+ com kit de telemetria, GPS, sensores de Sonar e infra-vermelho. O objetivo é que alunos com conhecimentos avançados de programação, arquitetura de computadores, redes e programação de software de controle desenvolvam, programem os algoritmos, efetuem os testes de validação em simuladores de vôo via SITL (Software-in-the-Loop) e, por fim, demonstrem a eficácia dos códigos programados no protótipo físico em testes de campo. Além dos objetivos pedagógicos de incentivo à pesquisa e IC (Iniciação Científica), o projeto tem compromissos de publicação bem definidos para os que ingressarem como componentes da equipe.

Os candidatos aptos a se candidatar devem estar matriculados do quarto semestre em diante e devem possuir domínio em, pelo menos uma linguagem de programação.

 

• Automação e Robótica com Arduino

Prof. Me. Julio Fernando Lieira

Projeto destinado ao Desenvolvimento de plataformas robóticas que permitam a programação de aplicações que vão desde a implementação da infraestrutura básica de controles de locomoção feitos por teleoperação, mapeamento de ambientes, auto-localização e navegação autônoma, até a utilização destas plataformas em aplicações de interação com seres humanos, tais como vigilância e monitoramento de ambientes internos e externos, entre outras.


Algumas áreas específicas deste projeto são:

1- Estudo de Técnicas de Navegação Autônoma de Robô em ambiente indoor
- consiste em pesquisar técnicas que permitam um robô se locomover em um ambiente indoor sem a interferência humana, apenas fazendo uso de técnicas de software e instrumentos de navegação como odometria, sensores, sonar, bússula digital, etc. Algumas técnicas que serão utilizadas são: Mapeamento do ambiente; Triangulação de antenas de rádio; Detecção de marcadores através do processamento digital de imagens de uma câmera.

2- Desenvolvimento de Sistemas de Controle Manual de um modelo Robótico - visa desenvolver sistemas de controle manual utilizando várias plataformas: Controle Remoto; Um sistema de controle por reconhecimento de Voz; Sistema de controle através de um dispositivo móvel como um smartphone; Sistema de controle executando em um computador.

3- Sistema de Interação homem/robô - desenvolver um sistema que permita ao robô interagir com uma pessoa se apresentando, respondendo perguntas pré-programadas, tais como dar informações sobre localização de algum lugar específico em um prédio, ou até mesmo, identificando pessoas pelo reconhecimento facial.

 

 


SIGA-NOS
 
Todos os direitos reservados - Fatec Lins - Prof. Antonio Seabra - Faculdade de Tecnologia de Lins
Estrada Mário Covas Junior (Lins - Guaimbê), Km 1 - Vila Guararapes - CEP: 16403-025 - Lins/SP
Desenvolvido por Felipe Maciel / Rafael Hamamura
Centro Paula Souza Governo do Estado de São Paulo